OBJETIVOS DA SHARE INITIATIVE



O principal objetivo da iniciativa SHARE é sensibilizar para o papel do Desporto e da atividade física no processo de desenvolvimento ativo regional e local. Pretende ainda aumentar a visibilidade do Desporto nas agendas políticas europeias, nacionais, regionais e locais enquanto fator estruturante do desenvolvimento económico e social.

Esta iniciativa reúne autoridades públicas, organizações desportivas, associações e ONGs, estabelecimentos do ensino superior e empresas de toda a Europa, que possam destacar a importância do Desporto no desenvolvimento regional.

Lançada pela Comissão Europeia em 2018, a iniciativa SHARE tem desenvolvido ações que permitem promover a inclusão do Desporto nas políticas públicas e na tomada de decisão sobre o investimento a realizar ao nível europeu, nacional e regional nos próximos anos.

 

Principais atividades

A iniciativa SHARE tem uma abrangência ampla, incluindo atividades que incluem e se destinam a todo o movimento associativo desportivo.

Pretende destacar os contributos do Desporto na promoção do desenvolvimento económico e social sustentável das regiões, tendo já identificado uma base de dados com algumas das melhores práticas europeias neste domínio.

A iniciativa SHARE constitui-se ainda como um importante ativo na defesa do Desporto neste âmbito através do desenvolvimento de:

  • Eventos de promoção e de informação;

  • Atividades de capacitação dos parceiros;

  • Documentação de suporte à decisão política.

Do ponto de vista operacional, visa aumentar a colaboração entre parceiros, facilitar as discussões, incentivar a partilha de informação e promover a criação de fóruns que permitam implementar as melhores práticas / projetos, facilitando a articulação entre as autoridades públicas e as organizações que integram o movimento associativo desportivo.

Ao desenvolver a capacidade dos parceiros e fortalecer as parcerias no e com o setor desportivo, poderá ser possível alocar novos financiamentos para projetos que potenciem o desenvolvimento regional a partir do Desporto.

 

 

Atualizado em: 10/05/2022

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.