ENQUADRAMENTO LEGISLATIVO



O recente apoio aos objetivos da iniciativa SHARE inclui as Conclusões do Conselho Europeu que reconhecem a ampla gama de benefícios socioeconómicos decorrentes do investimento no Desporto e convidam as instituições da UE a fortalecer o seu papel no desenvolvimento regional.

A legislação tem apoiado amplamente a utilização do Desporto como ferramenta para o desenvolvimento local e regional. Em seguida identificam-se alguns documentos relevantes neste domínio:

 

Documentos de apoio

Conforme evidenciado por um estudo realizado pela Comissão, o Desporto e a atividade física contribuem para o desenvolvimento regional através do seu impacto em domínios políticos essenciais, tais como:

Apesar da ampla evidência deste apoio, o investimento desportivo nunca foi mencionado como um objetivo temático ou setor relevante nos regulamentos da Política de Coesão da UE.

Este facto tem sido assinalado pelas autoridades públicas e representantes do movimento desportivo como um dos principais problemas que impedem a utilização dos Fundos Estruturais e de Investimento Europeu para apoiar diretamente o Desporto e a atividade física. Estes Fundos são um dos principais instrumentos da política de Coesão da UE.

Atualizado em: 03/05/2022

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.