PRR - DESPORTO

Plano de Recuperação e Resiliência



O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) é um programa de âmbito nacional que apresenta um período de execução até 2026, encontrando-se estruturado para implementar um conjunto de reformas e investimentos destinados a repor o crescimento económico sustentado, após a pandemia da doença COVID-19, reforçando o objetivo de convergência nacional com a Europa, ao longo da próxima década.

 

PRR & Desporto

 

SUAVA (Sistema Universal de Apoio à Vida Ativa)

O Desporto está incluído nas medidas de apoio do PRR através do SUAVA – Sistema Universal de Apoio à Vida Ativa – enquadrado na dimensão Resiliência. Assume com o objetivo principal a contribuição para a resiliência dos cidadãos, promovendo o bem-estar físico e emocional através do aumento do Desporto e da atividade física no País.

Apresenta uma dotação total de 10 milhões de euros, sendo o IPDJ, I.P. a entidade responsável pelo investimento a realizar, denominado RE-C01-i09: SUAVA.

 O SUAVA encontra-se estruturado em 3 objetivos, com conclusão prevista em setembro de 2025:

  1. Objetivo 1 – Aumentar o nível de conhecimento dos cidadãos

Aumentar o conhecimento dos cidadãos sobre os benefícios da prática regular de atividade física, em todas as idades e de acordo com a sua capacidade, visando o incentivo à adoção de um estilo de vida mais saudável.

  1.  Objetivo 2 – Promover estilos de vida saudáveis

Promover a prática desportiva em contexto familiar e comunitário enquanto incentivo ao aumento da mobilidade ativa da comunidade através dos mecanismos existentes no Desporto Escolar;

  1. Objetivo 3 – Incentivar práticas no local de trabalho

Incentivar a prática de atividade física através do contexto laboral, fomentando a implementação de medidas que facilitem e estimulem a atividade física.

 

 

Diagnóstico da Situação

No contexto europeu e considerando a necessidade de mitigar o impacto económico e social da crise, o Conselho Europeu criou o Next Generation EU, um instrumento que tem como objetivo assegurar o crescimento sustentável de longo prazo e responder aos desafios da dupla transição climática e digital.

Este instrumento contém o Mecanismo de Recuperação e Resiliência onde se enquadra o PRR, um plano de investimentos de âmbito nacional, assente em três dimensões estruturantes: Resiliência; Transição Climática; Transição Digital.

A implementação deste plano no setor do Desporto partiu de um diagnóstico prévio, tendo-se constatado que:

  • Os níveis da prática nacional de atividade física são dos mais baixos a nível europeu (Eurobarómetro do Desporto e Atividade Física, 2017);

  • A inatividade física é um dos principais fatores de risco associado às doenças crónicas não-transmissíveis (OMS, 2013);

  • Os custos anuais diretos e indiretos associados à inatividade física na Europa ascendem a cerca de 645 milhões de euros;

  • A falta de tempo, de motivação e de literacia física, a falta de ações de consciencialização e a inexistência de políticas centradas no cidadão são apresentados como alguns dos fatores mais relevantes que contribuem para os menores dados de participação verificados (Eurobarómetro do Desporto e Atividade Física, 2017).

Pode encontrar informação adicional sobre o PRR nacional e sobre o mecanismo europeu criado neste âmbito nos seguintes sítios eletrónicos:

 Recuperar Portugal

The Recovery and Resilience Facility


Atualizado em: 04/05/2022

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.